domingo, 18 de janeiro de 2009

Breve História da Vida na Terra

Tempo GeolóGico

View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: tempo geológico geologia)
Os grandes acontecimentos da história da Terra estão registados nas rochas. Ao estudar as rochas e os fósseis, os geólogos podem conhecer a história das mudanças ambientais que ocorreram na Terra e compreender a evolução dos seres vivos, bem como o desaparecimento total ou parcial de espécies - extinções em massa.

A história da Terra está marcada por vários acontecimentos de carácter cíclico que fazem parte do registo geológico. Os sucessivos arrefecimentos - glaciações - e aquecimentos globais alteraram a temperatura à superfície do planeta. As subidas e descidas do nível do mar - transgressões e regressões marinhas, modificaram a linha de costa. O impacto de meteoritos provocou intensas erupções vulcânicas que libertaram grandes quantidades de cinzas e gases tóxicos que modificaram a composição da atmosfera.

O tempo geológico está relacionado com os grandes acontecimentos da história da Terra, desde a sua origem até à actualidade.

O tempo geológico está dividido em etapas, formando a escala do tempo geológico - um calendário da história geológica da Terra. Cada intervalo de tempo nesta escala está relacionado com um conjunto correspondente de rochas, fósseis e acontecimentos geológicos. A escala está dividida em etapas designadas por Eons, que foram divididas em Eras, por sua vez divididas em Períodos.

Como evoluiu a vida na Era Paleozóica?

A etapa mais longa da história da Terra, desde a sua formação até há 550 milhões de anos, denomina-se Pré-Câmbrico. Os primeiros fósseis que se conhecem têm cerca de 3,5 mil milhões de anos e parecem ser antigas cianobactérias. Estes seres vivos muito simples terão formado colónias e evoluído para células eucarióticas.

Durante o Pré-Câmbrico evoluíram algas fotossintéticas que enriqueceram em oxigénio os mares e a atmosfera. Este foi o acontecimento biológico mais importante a seguir à origem da vida. A evolução seguiu o seu percurso e desenvolveram-se os primeiros seres vivos pluricelulares a partir dos eucariontes.

Seguiu-se a Era Paleozóica, caracterizada por uma explosão de biodiversidade aquática no Câmbrico. Nos mares quentes evoluíram numerosos grupos de animais aquáticos invertebrados com esqueleto, como as trilobites e os corais. O desenvolvimento do esqueleto terá sido uma das causas do abundante e diversificado registo fóssil desta Era.

Durante a Era Paleozóica desenvolveu-se uma grande diversidade de fauna e flora. Surgiram os primeiros Peixes, Anfíbios e Répteis. Iniciou-se a colonização dos ambientes húmidos da Terra por plantas semelhantes a musgos. À medida que ocorria a evolução biológica, algumas formas extinguiram-se, como aconteceu com as trilobites e outros organismos marinhos.

O final da Era Paleozóica foi marcado por uma extinção em massa de muitos seres vivos aquáticos e terrestres.

Mesozóico - a Era dos grandes répteis

Após a extinção em massa do final do Paleozóico, seguiu-se a era Mesozóica, durante a qual a Terra voltou lentamente a enriquecer em vida. As florestas de fetos foram sendo substituídas or florestas de árvores com pinhas, como as sequóias, e outras, omo ginkgos e palmeiras primitivas. No final desta Era surgiram s plantas com flor.

O Mesozóico foi a Era dos Répteis, tendo os ictiossauros e pterossauros dominado a Terra, esta Era também apareceram os primeiros mamíferos semehlantes a pequenos musaranhos.

O clima era quente e nos lares abundavam amonites que se extinguiram no final do Mesozóico, juntamente com os grandes répteis e a maioria das outras espécies.

Cenozóico - a Era dos Mamíferos

Seguiu-se a Era Cenozóica, durante a qual evoluíram os mamíferos. No início desta Era ocorreu a explosão da biodiversidade das plantas com flor, que ocuparam numerosos ambientes evoluíram até às formas actuais. Desenvolveram-se ecossistemas com plantas herbáceas, como savanas e pradarias. Os répteis encontram-se representados pelos lagartos, crocodilos, tartarugas e serpentes.

Nesta Era as Aves e os Mamíferos con-íguiram colonizar todos os ambientes, evoluindo para uma enorme biodiversidade. Os hominídeos também surgiram no cenozóico, evoluindo até às formas actuais.

As grandes etapas da história da Terra têm sido marcadas por extinções em massa. Foi o que aconteceu com as trilobites, no final do Paleozóico, e com os dinossauros, no final do Mesozóico.

Nenhum comentário: