sábado, 27 de setembro de 2008

Lição nr. 3,4

Sistema Solar


O nosso sistema solar tem 8 planetas principais identificados pelas observações astronómicas clássicas como corpos luminosos que apresentam movimento em relação às estrelas fixas e que se deslocam 'em bloco' no firmamento em função dos movimentos de rotação e translação da Terra.

Os diferentes planetas têm muitas características que os distinguem e cada um deles é um mundo exótico que merece ser observado em particular. A análise destas diferentes características permitirá também melhorar a nossa compreensão da história do sistema solar.

Documento 1





Powerpoint da aula








Notícia Interessante


Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.

Desde os primórdios da sua existência que o Homem se questiona sobre tudo o que o rodeia. Os antigos gregos foram os primeiros a tentar explicar fenómenos naturais sem recorrerem a causas sobrenaturais.

Ao longo da história das civilizações, muitas questões surgiram, frequentemente, como, por exemplo:
  • Qual a forma da Terra?
  • Qual a organização do Universo?
  • Onde se encontra o centro do Universo?




segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Lição nr. 1 - Terra no Espaço


O Universo é constituído por milhares de milhões de estrelas. As estrelas estão agrupadas em gigantescos conjuntos chamados galáxias.

No Universo existem milhões de galáxias. O Sol é uma estrela que faz parte de uma destas galáxias - a Via Láctea.

Estima-se que a Via Láctea possua cerca de 100 mil milhões de estrelas. O Sol é uma estrela de dimensão média, idêntica a milhões de outras estrelas existentes na Via Láctea e no Universo.

À volta do Sol giram corpos celestes - planetas, asteróides e cometas. Este conjunto é conhecido por Sistema Solar.

No Sistema Solar existem nove planetas que giram em torno do Sol - são os planetas principais.

A Terra é o terceiro destes planetas, a contar do Sol. À volta de alguns planetas principais giram planetas mais pequenos - são os planetas secundários, satélites naturais ou luas.

No Sistema Solar existem corpos rochosos ou metálicos de dimensões reduzidas, denominados asteróides.

A maioria dos asteróides conhecidos situa-se entre as órbitas dos planetas Marte e Júpiter, formando a cintura de asteróides. Existem ainda corpos, constituídos essencialmente por fragmentos rochosos e por gases e água congelados, que descrevem órbitas em volta do Sol - são os cometas.

Nos cometas podem distinguir-se três partes: o núcleo, a cabeleira e a cauda. No entanto, a cabeleira e a cauda apenas são visíveis quando os cometas se aproximam do Sol, ou seja, quando ultrapassam a órbita de Marte.