sábado, 4 de outubro de 2008

Lição nr 5 e 6




Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente






Devido a inúmeras descobertas científicas, a qualidade de vida da sociedade tem melhorado.

A Tecnologia é a aplicação dos conhecimentos e das descobertas científicas na construção de máquinas e na produção de materiais que facilitam a vida do ser humano.

A Tecnologia é a Ciência em acção, já que a maioria dos objectos tecnológicos é produto da Ciência, contribuindo também para o seu desenvolvimento. Devido à Tecnologia os transportes são mais rápidos e seguros, as comunicações são mais fáceis e cómodas e a esperança de vida das populações é maior, em consequência dos progressos tecnológicos da medicina.

Contudo, os conhecimentos científicos também servem para produzir objectos tecnológicos como as armas, cada vez mais mortíferas. A Tecnologia resultante da exploração espacial trouxe inúmeros benefícios para a Sociedade.

Permitiu conhecer novos materiais, leves mas resistentes, e métodos mais eficazes de purificar a água.

A Tecnologia está ao serviço da Sociedade, que pode utiliza-la para o seu progresso ou para a sua destruição. Por vezes, o aumento do conhecimento em Ciência permite pôr em causa certas soluções tecnológicas com consequências negativas para o Ambiente.


O avanço da Ciência tem permitido o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais sofisticadas de exploração do Universo. Os telescópios possuem lentes e espelhos que formam uma imagem ampliada de um objecto distante.

Os radiotelescópios captam sinais de rádio emitidos pelos corpos celestes e têm nítido detectar planetas a orbitar outras estrelas.

Os satélites, colocados na órbita da Terra por um foguetão ou vaivém, podem ter várias funções: realizam investigação científica, recolhem dados meteorológicos, captam imagens usadas na localização de jazigos minerais ou de outros recursos naturais, mas, muitos, são satélites de comunicação que transmitem os telefonemas e os canais de televisão.


A missão Apollo 11 tal como todas as missões Apollo marcaram a conquista da Lua.
As sondas espaciais lançadas por foguetões permitem a exploração do espaço longínquo.
Nas estações espaciais os cosmonautas levam a cabo experiências com a duração de semanas e meses. Os vaivéns são veículos de transporte de astronautas ou de aparelhos de exploração. Existem, actualmente, organismos que se dedicam à exploração do Espaço, como a NASA, National Aeronautics and Space Administration, dos EUA, e a ESA, European Space Agency, que engloba países europeus, entre os quais Portugal.





Livros que aconselho a ler :
• Rumo à Lua-As Aventuras de Tintim, Hergé, Difusão Verbo.
• Explorando a Lua - As Aventuras de Tintin, Hergé, Difusão Verbo.
• Da Terra à Lua, Colecção Planeta Verne, Público, 2005.

SÍTIOS INTERNET

(Portal da Agência Espacial Europeia)




Outras notícias

A NASA comemorou esta semana 50 anos ao serviço da ciência. Podemos questionar alguns interesses desta organização americana, mas com honestidade, temos também o dever de olhar para o que de positivo nos tem sido deixado pelos cientistas que trabalharam e trabalham na NASA. Lembro-me de faltar a uma tarde às aulas para assistir em directo a lançamento do primeiro Space Shuttle a partir de Cabo Canaveral. Não me recordo, porque ainda era pequeno, da célebre frase de Armstrong na Lua, "Um pequeno passo para um Homem, um salto gigantesco para a Humanidade", mas ao rever essas imagens, ou quando revejo as imagens do filme "Os Eleitos", ou ainda "Apollo 13", sinto orgulho em ter vivido na Terra, quando estes homens e mulheres se lançavam no espaço. É com um gosto especial que tive a felicidade de estar a leccionar aos meus alunos de sétimo ano, conteúdos relacionados com a conquista do espaço, numa data importante para a Humanidade. Talvez seja a melhor homenagem que posso fazer áqueles astronautas (7 magníficos) que um dia entraram no Columbia, rumo às "estrelas".


Nuno Correia