domingo, 11 de janeiro de 2009

Como datar os principais acontecimentos da História da Terra?

A Terra não tem apenas 5000 anos!
afirmou Leonardo da Vinci no século XVI.


Este famoso pintor e cientista foi dos primeiros a concluir que os fósseis são restos de seres vivos preservados no interior de sedimentos; por isso, os sedimentos têm a mesma idade dos fósseis que contêm.


Como datar os principais acontecimentos da história da Terra?

No século XVII, Steno, um geólogo da época, concluiu que os sedimentos se dispõem em estratos (ou camadas) e que os mais recentes se depositam sobre os mais antigos - Princípio da Sobreposição dos Estratos.


Na Natureza, encontramos frequentemente estratos horizontais, estratos inclinados, estratos dobrados e estratos com falhas.

As rochas sedimentares resultam, na grande maioria, de materiais provenientes da alteração de outras rochas que, depois de transportados, se depositam devido ao seu próprio peso.

Os depósitos ou sedimentos experimentam uma série de transformações, acabando por formar rochas sedimentares.
A deposição de materiais verifica-se com mais frequência em zonas submersas, como acontece em mares e lagos, sendo os sedimentos mais antigos recobertos por sedimentos mais recentes.

Formam-se assim camadas sucessivas e sobrepostas, chamadas estratos .

Numa sequência de estratos que tenham conservado a sua posição original, os estratos são paralelos e horizontais, sobrepondo-se os mais recentes aos mais antigos. Deste modo, a posição relativa dos estratos, segundo a vertical, representa o sentido de passagem do tempo.

Simultaneamente com a deposição de partículas sedimentares, pode ocorrer a deposição de organismos mortos, que acabam por ficar recobertos pelos sedimentos que continuam a depositar-se.

As conchas de amonites, por exemplo, mais duras que a parte restante destes seres vivos, ficam incluídas nos sedimentos e comprimidas por eles. Com o tempo também podem ser destruídas, deixando a marca da sua forma na rocha que se estava a formar.

Conclusões
  1. Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que existiram em épocas geológicas anteriores à actual, tendo a mesma idade da rocha que os contém.
  2. As rochas sedimentares apresentam-se, geralmente, em estratos e podem conter fósseis.
    Os fósseis são contemporâneos das rochas onde estão incluídos.