segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Iguanas do Arquipélago dos Galápagos

Documento 1

Um site muito interessante. Clica no link em baixo e podes fazer uma viagem virtual à fauna do Brasil entre os 90 e os 70 M.a.

"As máquinas do tempo continuam confinadas à ficção científica, mas um grupo internacional de pesquisadores acaba de chegar o mais perto possível de uma viagem ao passado do Brasil, durante a última fase da Era dos Dinossauros. Eles concluíram a reconstrução mais abrangente já tentada da fauna do país entre 90 milhões e 70 milhões de anos atrás, reunindo todos os vertebrados fósseis conhecidos dessa época. Os animais reunidos pela “máquina do tempo” dos paleontólogos não viveram em todo o Brasil. Eles são oriundos do chamado grupo Bauru, o conjunto de rochas mais rico do país em termos de resquícios dessa época. Essas formações rochosas são encontradas no interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás. É bem provável, no entanto, que as regiões vizinhas -- como a capital paulista e Belo Horizonte -- abrigassem os mesmos bichos. "


Documento 2

Quando chegou ao Arquipélago dos Galápagos, Darwin só não praticou seu desporto preferido, a caça, porque os animais eram muito dóceis e não fugiam, não fogem ainda, quando vêem os humanos. Ele deixou a carabina de lado, pegou numa iguana marinha com as próprias mãos e jogou-a na água várias vezes, para analisar o comportamento e o modo de nadar destes animais que ocorrem apenas nestas ilhas.
Ao nadar, os indivíduos da espécie Amblyrhynchus cristatus, colocam as patas para trás e balançam o corpo de lado, incluindo a cauda que tem metade do tamanho do corpo que é, nos adultos, de um metro. A sua coloração é preta o que ajuda na camuflagem de predadores no substrato de lava endurecida e negra, mas principalmente porque os ajudam a absorver calor, pois a água do mar é fria e as iguanas precisam se aquecer depois de se alimentarem de algas que crescem aderentes a rochas a dez metros ou mais de profundidade.

4 comentários:

Anônimo disse...

A imagem mostra-nos a raça, das iguanas do Arquipélago dos Galápagos que habitam no ambiente aquático.
Segundo os estudos de Darwin, essa espécie é muito calma.
As iguanas têm a pele preta e áspera.
São uma espécie muito interessante.

Pedro Aguiar nº 18
Pedro Soares nº 19

Anônimo disse...

Esta imagem mostra-nos uma iguana aquática (o ser vivo do qual evoluiram as iguanas que conhecemos, as iguanas "terrestres") estes animais tem uma pele preta , para se camuflarem e absorverem o calor (pois a água está gelada e elas precisam desse calor armazenado para se manterem quentes).
Apresentam também uma cauda com o comprimento de metade do seu corpo.

Pedro Fernandes Lima Nº17

Anônimo disse...

Esta imagem mostra-nos uma iguana da raça do Arquipélago dos Galápagos,esta iguana como tantas outras e aquática ,pois esta iguana tem uma cauda que mede metade do seu corpo.Estas iguanas têm a pele preta .

Maria Martins n*15

Anônimo disse...

A imagem apresenta uma iguana marinha do Arquipélago dos Galápagos, que possui uma cauda que mede metade do seu corpo.Tem pele preta, sendo uma espécie calma.

Rodrigo Cordeiro nº23